29.8.06

 

Suplementos Nutricionais

Suplementos nutricionais são produtos que ingerimos com o objetivo de alcançar algum objetivo além da nutrição básica ou para suprir alguma deficiência da mesma. Muitos deles têm função antioxidante e seu consumo ajuda o organismo a se livrar do excesso de Radicais Livres que, como já vimos, é bastante nocivo para o nosso organismo. Dentre os principais, estão as vitaminas C, E e B2, minerais como o selênio e o zinco, outras substâncias como o ácido lipoico e a S-adenosilmetionina e muitas outras. Seu consumo deve ser sempre orientado por um profissional capacitado, NUNCA POR CONTA PRÓPRIA. No próximo post, veremos como a Ortomolecular pode trazer benefícios estéticos para você. Continuem mandando suas dúvidas para o meu e-mail. Estou tentando responder a todas o mais rápido que posso, mas são muitas. Desculpem se demoro um pouco. Até o próximo post!

28.8.06

 

Como combater o excesso de Radicais Livres?

O combate ao excesso de Radicais Livres passa por duas fases: prevenção e combate direto.
A prevenção está, principalmente, em hábitos de vida saudáveis, com controle do stress, alimentação balanceada e rica em elementos que favoreçam os sistemas de controle de RL fisiológicos, sono reparador, exercícios físicos de baixo e médio impacto, relações humanas positivas e realizações.
O combate direto está no uso de alguns suplementos nutricionais para potencializar os mecanismos de eliminação do excesso de RL e os mecanismos de reparo dos estragos causados pelos RL.
Isso significa que devemos comprar vitaminas e usá-las constantemente? Depende. Só um profissional qualificado pode orientá-lo no uso dos suplementos nutricionais tanto em quantidade quanto em qualidade. É bem verdade que, do ponto de vista do desgaste biopsíquico ao qual estamos submetidos hoje, é provável que todos ou quase todos precisemos de algum suplemento em alguma quantidade, mas isso demanda orientação profissional SEMPRE. Vamos conhecer melhor estes suplementos... no próximo post.

24.8.06

 

Excesso de Radicais Livres

O EXCESSO DE RADICAIS LIVRES pode prejudicar sua saúde de várias maneiras. Vou citar algumas das mais importantes:
1. Como causa lesão direta ao DNA, este excesso leva a situações de potencial risco cancerígeno, estando envolvido nos mecanismos de patogênese propostos para diversos tipos de neoplasias;
2. Diminui a capacidade do sistema imunológico, predispondo o organismo a infecções;
3. Altera o funcionamento de vários sistemas metabólicos, como os que envolvem o bom aproveitamento dos carboidratos e gorduras, levando a maior dificuldade no combate à obesidade;
4. Está envolvido na gênese da catarata, doença que afeta inúmeras pessoas nos dias de hoje;
5. É diretamente responsável pelos quadros de fadiga crônica, tão prevalentes que demandam atenção especial e se relacionam com diversas outras situações patológicas como, por exemplo, a depressão;
6. Por atacar as fibras colágenas, tem relação direta com uma má manutenção da qualidade da pele e malefícios estéticos;
7. Piora o desempenho dos atletas.

Estas são 7 maneiras pelas quais o EXCESSO DE RADICAIS LIVRES pode estar causando algum mal a você. Existem várias outras, infelizmente. No próximo post, veremos maneiras de combater este EXCESSO. Não perca! Entre em contato conosco pelo e-mail ou telefone ao lado.

23.8.06

 

Radicais Livres

Então vamos lá. O que são RADICAIS LIVRES?
Este termo vem sendo muito utilizado hoje em dia, mas é importante salientar que não se trata de nenhuma descoberta nova da medicina. Os radicais livres são moléculas instáveis já há muito conhecidas e que fazem parte da nossa fisiologia. É preciso dizer, inclusive, que são fundamentais dentro das reações químicas das quais fazem parte como, por exemplo, em algumas funções do nosso sistema imunológico.
O problema está no EXCESSO DE RADICAIS LIVRES, que ocorre por stress biopsíquico acima do tolerado pelo organismo, consequência de poluição, contaminantes alimentares, maus hábitos de vida e uso de algumas medicações. Este excesso ultrapassa a capacidade dos sistemas de controle interno do corpo, levando a inúmeros prejuízos para o mesmo. No próximo post, veremos como este excesso pode estar prejudicando VOCÊ.

22.8.06

 

OrtomolecuLOG

A Medicina Ortomolecular é uma linha terapêutica que tem por objetivo
proporcionar equilíbrio ao organismo do paciente. Para isso, faz uso de
diversos tipos de elementos nutricionais, fitoterápicos e, algumas vezes
homeopáticos. Tudo isso, associado a adequações nos hábitos de vida, leva o paciente a ter uma saúde melhor e/ou curar doenças. Tem papel tremendamente valioso como coadjuvante em tratamentos clássicos de diversos tipos de doenças, além de tratar algumas destas condições também sozinha.
A base do trabalho é o combate à produção excessiva de Radicais Livres. Mas o que são RADICAIS LIVRES? No próximo post, abordaremos este tema.



21.8.06

 

Iniciando

Bem vindo(a)!
Espero conseguir transmitir para você, a cada mensagem, um pouco mais de informação pertinente sobre a Medicina Ortomolecular. Faço isso pois sou médico dedicado a esta área e percebo o quanto as informações disponíveis na mídia costumam estar incorretas. Vou tentar norteá-lo mais e mais a cada dia e aguardo seus comentários e questionamentos. A partir de amanhã iniciamos este trabalho. Obrigado e fique conosco!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?